segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Memórias póstumas do vazio de um problema

Por Katia Gomes da Silva
Quando eu vi, não parecia ser
As mesmas coisas de antes.
Senti-me tão perdido,
Mas mesmo assim, fui adiante...

A vida nem sempre traz
Tantas surpresas assim.
Por isso estou tão perplexo
E acho até que... enfim...

O que fazer num momento
Como esses... tão desigual,
Meio sem saída,
Chega a ser imoral!

O que será de minha essência
Nesse mais novo instante?
O que será de mim?
Já não ocorreu o bastante?

Por que, afinal, nos ensinam tudo
Se não damos conta da metade?
Esquecemos de um monte de coisas
E ignoramos a outra parte?

É neste círculo que me encontro,
Sem saber, sequer, tratar do tema.
Deixo, portanto, apenas isto...
Memórias póstumas do vazio de um problema!

5 comentários:

  1. Katia,

    este poema é sério, heim? De tão cerebral, vou simplificar. A gente é o que de melhor pode-se resumir. Tudo que de bom ficar de tudo que aprendemos ou apreendemos, fará sempre a diferença. O homem é, naturalmente, incapaz de se auto conhecer. È difícil ou mesmo impossível essa tarefa. Então, vamos inventando a vida, o maor e arte!

    Siga em frente. Que brotem as palavras! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um momento "autista" de minha parte... rsrs Eu e meu mundo particular.

    ResponderExcluir
  3. Katia,

    Parabéns pela escolha do nome do blog!
    Com relação a este texto, encontrei semelhança com um trecho da música do Paulinho Moska:

    "Cheio de Vazio":

    "O vazio é um meio de transporte
    pra quem tem coração cheio
    cheio de vazios que transbordam
    seus sentidos pelo meio
    Meio que circunda o infinito
    tão bonito de tão feio
    Feio que ensina e que termina
    começando outro passeio
    E lá do outro lado do céu
    alguém derrama num papel
    novos poemas de amor."

    Um abraço,
    Eliana

    ResponderExcluir
  4. Adorei Eliana! Tudo haver! Obrigada! Sobre o nome do blog, é que tenho mania de falar que tudo brota qdo estou conversando. Meus amigos me zoam que nas minhas conversas brotam de tudo, até o q não é de brotar... rsrs Dai, pensei, no caso do blog, são as palavras q brotam!
    Bjo grande

    ResponderExcluir
  5. Kátia / Francisco / Cida:

    Ainda não os conheço bem, mas tenho a impressão que um dia iremos nos conhecer, mas por enquanto assim está otimo.
    Graças à Kátia os conheci e agradeço a ela por isso. Vocês fizeram com que voltasse a ver coisas, assuntos que sempre gostei demais e que estavam "meio" esquecidas. Adoro ler suas poesias. São lindas! Essa mesma em questão é perfeita e amei essa história do Tom Jobim com o Menescal."Se eu não fizesse, um dia vc faria".
    O pior ou melhor é que a gente lê tanto o outro e gosta tanto que acaba que a gente passa escrever "meio igual", mas como a Cida citou lindamente com Drummond
    "Lutar com palavras
    É a luta mais vã
    No entanto lutamos
    Mal rompe a manhã..."- C.Drummond

    Beijos
    Sonia

    ResponderExcluir